REGRAS

Aprovado pelo Royal and Ancient Golf Club of St. Andrews.
Em vigor a partir de 1 de janeiro de 2000.

Preâmbulo

O Royal and Ancient Golf Club of St. Andrews se reserva o direito de alterar as do Estatuto do Golfista Amador e elaborar ou modificar as interpretações das mesmas a qualquer momento.

 

Definições

As definições estão colocadas em ordem alfabética, e algumas repetidas no começo da regra correspondente. Nas em si, os termos definidos aparecem em tipo negrito.

 

Comissão

A “Comissão” é a comissão apropriada da entidade que controla o golfe.

 

Entidade controladora

A “Entidade Controladora” para a aplicação do Estatuto do Golfista Amador em qualquer país seria a federação oficial nacional do esporte daquele país. Nota: No Brasil, a “Entidade Controladora” é a Confederação Brasileira de Golfe, subordinada ao Royal and Ancient Golf Club of St. Andrews.

 

Golfista amador

“Golfista amador” é um jogador que joga golfe como um esporte sem remuneração ou lucro e não recebe remuneração para ensinar golfe ou, por outras atividades, devido a sua habilidade ou reputação golfística, exceto nos casos previstos nestas.

 

Golfista Juvenil

Um “golfista juvenil” é um golfista amador que não atingiu seu 18º aniversário no ano anterior à realização de um evento, salvo a determinação de outra idade limite pela “Entidade Controladora” do golfe em seu país.

 

Habilidade ou reputação golfística

Geralmente, um golfista amador só é considerado como tendo habilidade golfística se ele conseguiu honras como representante estadual ou nacional. Reputação golfística só pode ser adquirida através de habilidade golfística e não inclui notoriedade devido a serviço em prol do golfe como administrador. É assunto para a entidade que controla o golfe num país decidir quando um determinado golfista amador tenha “habilidade ou reputação golfística”.

 

Instrução

“Instrução” abrange o ensino dos aspectos físicos do jogo de golfe, isto é, os movimentos e a mecânica do taco de golfe para bater numa bola.

 

Prêmio simbólico

Um “prêmio simbólico” é um troféu feito de ouro, prata, vidro, cerâmica ou outro material semelhante que tenha sido gravado distinta e permanentemente.

Regras

O termo “regras” se refere às do Estatuto do Golfista Amador conforme determinadas pela entidade controladora do golfe num país.

 

Título de honra ao mérito

Um “título de honra ao mérito” se relaciona à uma contribuição ou trabalho, em prol do golfe, ao contrário de prêmios conquistados em competições de golfe. Um titulo de honra ao mérito não poderá ser monetário.

 

Vale prêmio

“Vale prêmio” é um vale emitido pela comissão encarregada de uma competição para a compra de itens numa loja de profissional ou outro varejo qualquer.

 

Valor no varejo

“Valor no varejo” de um prêmio é o valor normal de varejo pelo qual uma mercadoria estaria disponível para venda a qualquer um numa loja de varejo.

 

 

Regras mais complexas

Regra 1 – Gerais

Regra 2 – Profissionalismo

Regra 3 – Prêmios

Regra 4 – Despezas

Regra 5 – Instrução

Regra 6 – Uso da Habilidade ou da Reputação Golfistica

Regra 7 – Outro Comportamento Incompatível com o Amadorismo

Regra 8 – Procedimento para o Cumprimento

Regra 9 – Reaquisição da Condição de Golfista Amador

Regra 10 – Decisão da Comissão

Deixe uma resposta

*