quarta-feira 17, julho 2019

Nova regra de Golfe, proibição de Putters Ancorados

Muita gente fala que as Regras do Golfe que entraram em vigor em 1º de janeiro de 2016 proibiram o uso de putters longos. Isso não é verdade. Não foi feita uma regra nova sobre o equipamento de golfe, os putters. Os que eram de uso permitido continuam a ser. O que mudou foi a regra sobre como você pode ou não usar esses putters, sejam médios ou longos, que agora não podem mais ser apoiados no corpo, o que se convencionou chamar de “ancoragem”.

O novo artigo proposto para a Regra 14-1b proíbe executar uma tacada com qualquer parte do taco – ou da mão que faz o grip – ancorada, isto é, encosta no corpo para dar apoio. Isso vale também para quem apoia parte do braço contra o corpo.

14-1b Ancorar o taco

Ao fazer uma tacada, o jogador não pode ancorar o taco, seja diretamente ou usando um “ponto de apoio”.

Nota 1: O taco está diretamente ancorado quando o jogador intencionalmente mantém o taco ou a mão do grip em contato com qualquer parte de seu corpo, exceto que o jogador pode manter o taco ou a mão do grip encostado contra a outra mão ou o antebraço.

Nota 2: Um “ponto de apoio” existe quando o jogador intencionalmente mantém um antebraço em contato com qualquer parte de seu corpo para fazer de uma mão um ponto estável em torno de qual o outro lado pode fazer o swing.

Penalidade

Ancorar o putter durante a tacada implicará em duas tacadas de penalidade (stroke play) ou perda do buraco (match play), como qualquer outra infração à Regra 14-1.

Fonte: Associação Brasileira de Golfe Sênior

.

AGRADECIMENTO – DOAÇÃO DE MATERIAIS

A Federação Paranaense e Catarinense de Golfe recebeu nesta sexta-feira,  dia 05, entregue pelo Sr. …

Deixe uma resposta